quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Morro do Careca volta a ser ameaçado

O Rio Grande do Norte se configura como um dos principais destinos turísticos da região nordeste. O Estado das famosas dunas de Genipabu, da badalada praia da Pipa, da praia de São Miguel do Gostoso (eleita como uma das praias mais bonitas do mundo) e da famosa praia de Ponta Negra, vem sofrendo mais uma vez ameaças as suas atrações turísticas. Agora é a vez do Morro do Careca, principal cartão postal da praia de Ponta Negra que pode ter sua paisagem devastada para especulação imobiliária.

A proposta foi apresentada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, na figura do secretário João Bosco, que contou com o aval da prefeita Micarla de Souza - Partido Verde, que aumenta extraordinarimente de 2,91 hectares para 18,2 hectares a taxa de ocupação permitindo a construção de casas, hotéis, restaurantes no local. A área que alegam ser mínima corresponde a 48 campos de futebol (de área que pode ser devastada, destruída).

O Ministério Público Estadual discordou 100% da proposta. "Com essa proposta (da Semurb) seria melhor nem regulamentar" ponderou a promotora do Meio Ambiente Gilka da Mata. Para Gilka, a Promotoria do Meio Ambiente pretende transformar a Zona de Proteção Ambientel 6 em uma Unidade de Conservação Integral, com o nome de Monumento Natural Morro do Careca e Complexo Dunar Contínuo. Ou seja, nada de destruição.

A promotora argumentou que a Unidade terá fundos e gerência próprios, com uma infraestrutura exclusiva para manter a área e que não dependerá do poder público municipal, ou seja, sem ônus para a prefeitura de Natal e outros órgãos públicos, como a secretaria.

"Temos a faca e o queijo na mão para criar uma Unidade de Conservação. É só a população querer e participar das audiências públicas e encaminhamentos de emails para a Semurb nesse sentido" ressaltou Gilka.

Sendo assim, o projeto poderá ser encaminhado à Câmara Municipal de Natal para a sua apreciação e votação. Esperamos que ele não vire uma Operação Impacto II - o Retorno.


Obs: Qual foram os argumentos da prefeitura para essa proposta de construção/devastação? Em toda a audiência pública não ouvimos nenhuma...
Obs²: Ambas as propostas estão dependendo do secretário João Bosco, da prefeita Micarla de Souza e dos vereadores de Natal. O Ministério Público Estadual pode apenas recomendar, aconselhar.













Nenhum comentário:

Postar um comentário