quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Campanha inteligente para 2010

Ultimamente estou acompanhando as campanhas políticas no estado do Rio Grande do Norte e o que mais eu ouço falar são pessoas desacreditadas na política brasileira. Alguns apenas reclamam, outros querem dar uma de "sabidos" e pedir dinheiro para os candidatos e quando recebem um não, dizem que não queriam, porque já tem seus candidatos certos. Parece até piada, mas não é.

Estou apenas há quinze dias caminhando pelas ruas do estado, conversando com as pessoas e seus critérios de votos. O primeiro critério dos votos: é o carisma, para eles não adianta ser um político sério, digno, ele precisa ser carismático, o segundo critério seria a compra de votos, o benefício próprio, "eles só vem aqui de 4 em 4 anos, precisamos ganhar algo em troca" pensamento de uma senhora que conheci em um bairro carente de Natal, o terceiro critério, se alguém conhecido está trabalhando para ele, se estiver eu voto, e o quarto e o menos importante para a maioria da população carente, se eles fazem, de fato, alguma coisa.

Acompanhando, um candidato que não compra votos e que até chega a ser carismático, no entanto, não chega a soltar piadas (e também para que? Não precisamos de candidatos piadas, por que o Brasil já está cheio), com toda essa informação eu quero fomentar com vocês uma campanha digna, inteligente para essas novas eleições de 2010. Dizer sim a um voto consciente, um voto sem corrupção. Vamos lá:

Vamos iniciar uma campanha inteligente nessa eleição de 2010. Quando um político chegar a sua rua, pergunte: o que você já fez?

Se ele for candidato a reeleição, pergunte quais são os projetos de autoria dele (apenas o de autoria). Anote tudo e pesquisa na net (Pesquise em sites confiáveis, como o da Assembleia Legislativa, Senado Federal, Câmara dos deputados, Governo Federal, Ministério da Justiça, e veja também o Tribunal Regional Eleitoral, olhe sua ficha - o importante é votar em candidatos que nunca estiveram envolvidos em escândalos políticos).

Mas, se for candidato pela primeira vez, pergunte a ele o que ele já fez pela sociedade, mesmo não sendo político, quem quer fazer algo, faz de algum jeito. Inventa algo para tentar mudar a realidade. Ele não se acomoda. Desconfie daqueles que querem fazer as coisas de repente, geralmente são esses que só querem ganhar dinheiro. E nunca esqueça de que não adianta os cargos e graduações que ele tem, isso não diz as intenções das pessoas. Quem quer, faz.

Pergunte também, os projetos feitos por ele e se foram aprovados - peça o nome completo, numero e onde encontrar. Pergunte qual é o político que ele mais admira e por que. Pergunte o nome completo do candidato. E pesquise sobre ele e o candidato a fim de descobrir suas inclinações políticas e pessoais.

Volto a dizer acompanhando as últimas campanhas políticas, vejo que muitos candidatos apresentam o que já fizeram pela sociedade, contudo não são levados a sério, por que não são tão carismáticos, engraçados como os outros. Por candidatos piadas, o Brasil está cheio.

Divulguem

Um comentário:

  1. Muito bom o texto!
    Essa seria uma postura excelente de ser adotada pelo eleitorado brasileiro, pena que a opção descrita inicialmente ainda perdura, como simpatia, compra de votos, interesses, etc.
    QUem sabe um dia viveremos em uma verdadeira democracia, sem currais eleitorais, alimentados por coroneis ou bolsas familias.

    ResponderExcluir